Assistência e Promoção Social

Home / DEPARTAMENTOS / Assistência e Promoção Social

Departamento de Assistência e Promoção Social – À frente do DAPS estão os seguintes diretores:

Jean Carlo Michel, Tania Piazza, Sergio Luiz Vescovi . Os trabalhos são realizados no Núcleo Velha do CEFAC e todos os atendimentos estão formalizados em projetos, havendo no momento os seguintes:

Projeto “Semear”, cujo público alvo é as mulheres gestantes em situação de vulnerabilidade e risco social. O atendimento é feito através de ações socioeducativas que vêm se realizando e se ampliando desde 1954. Entre elas, citam-se: alimentação para a família, vestuário, enxoval para o bebê, repasse de vale transporte, lanche, atendimento odontológico, jurídico e psicológico, palestras com profissionais na área de direito, saúde e psicologia, oficinas de trabalhos manuais, palestras e parcerias com a rede municipal de assistência social.

Projeto “Garimpo de Amor”, cujo público alvo é as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social através do enfrentamento à pobreza. O atendimento é feito desde o ano de 1983, através das seguintes ações socioeducativas: recepção realizada por voluntários e um lanche, para que as pessoas possam se socializar; repasse de alimentação e roupas para a família, acompanhamento familiar sistemático, atendimentos odontológicos, psicológicos e fonoaudiólogos, realização de oficinas de socialização e de convivência, aulas de evangelização.

Projeto “Conviver”, cujo público alvo é os homens e mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social. O atendimento é feito através da realização de cursos e oficinas que possam proporcionar geração de renda. Atualmente estão sendo oferecidas as seguintes oficinas de formação de mão de obra: corte e costura, costura industrial, pintura em tecido, crochê/tricô, fuxico, artesanato com material reciclável, papel jornal e pintura em tela. Também é oferecido o curso de alfabetização de adultos.

Projeto “Capacitar”, cujo público alvo são pessoas que procuram aprender ou se especializar na profissão de Diaristas e Empregadas Domésticas. O curso Capacitação de Diaristas e Empregadas Domésticas, é promovidopela Fundação Hermon e Centro Espírita Fé, Amor e Caridade. Já estamos com a 6ª Turma em andamento. As aulas são realizadas no Núcleo Velha – CEFAC (Rua Gustavo Budag, 91 – Velha – Blumenau/SC). Nas edições anteriores, este projeto formou cerca de 70 profissionais que estão atuando no mercado. O curso acontece nas segundas e sextas-feiras, das 13h30min às 17 horas.O telefone de contato para mais informações e futuras inscrições é o 3035 5389.

Grupo de Visitação: é formado por 2 grupos de trabalhadores voluntários, orientados pelo Depto. Doutrinário do CEFAC e Sr. Sílvio (4º URE). Têm como objetivo levar os ensinamentos morais também para fora do CEFAC, levando conforto as pessoas nas mais diversas situações.
As visitas ocorrem sempre aos sábados após as 9:30 hs, retornando ao CEFAC (Velha) por volta das 10h:45.
Abaixo mais informações sobre quais as instituições que são visitas e todo o processo.
– É feito uma abertura exclusiva no salão após a abertura geral dos trabalhos, ou seja as 8:00 hs. Saindo às visitas após as 9:30 hs.
– Após as visitas, os grupos retornam ao CEFAC (Velha) por volta das 10:45 hs e é feito as avaliações e prece de encerramento.
– As pessoas que desejarem fazer parte, deverão estar inclusas nos cursos do CEFAC, e se apresentarem ao coordenador, também aos sábados.
No momento estamos ainda iniciando este tipo de atividade e não temos como formar novos grupos de imediato, porém em breve já abriremos vagas.
– As instituiçoes escolhidas são:
1) Casa Continuando a Vida – aceita pessoas especialmente com limitações mentais até 60 anos.
2) Casa Santa Clara – aceita idosos sem limite de idade.

No futuro temos a intenção de visitarmos orfanatos e hospitais.
Coordenador Responsável: Armando Pinheiro
Local: CEFAC – Núcleo Velha.

Além desses projetos e grupos são oferecidos, ainda, recursos emergenciais ou de caráter permanente, citando-se entre eles: fornecimento de alimentação, vestuário e vale transporte, atendimento odontológico e oftalmológico, palestras com profissionais na área da Saúde, Psicologia e Direito. Os atendimentos realizados contam-se por centenas, alguns, até por milhares, anualmente.